Esse conteúdo foi produzido hoje (15/09/2023) e distribuído em primeira mão para os assinantes da minha newsletter. Obrigado por se inscrever por aqui!
Você pode ser um dos primeiros a baixar a nova versão do me e-book sobre ChatGPT com essas e outras atualizações nesse link. Fique à vontade para encaminhar para os amigos.
A engenharia de prompt (ou anatomia de prompts) envolve a criação e otimização de comandos precisos, permitindo uma interação refinada e personalizada com sistemas de Inteligência Artificial Generativa como o ChatGPT.
Ela vai além de simplesmente "falar" com a máquina; trata-se de ensinar e guiar a inteligência artificial a entender e responder de maneira mais eficaz às necessidades do usuário.
Com a ascensão do ChatGPT em 2023, a engenharia de prompts foi identificada como uma possível profissão do futuro. Vagas de "engenheiro de prompt" surgiram em empresas buscando tirar o máximo proveito das capacidades do ChatGPT ou que estivessem desenvolvendo ferramentas concorrentes.
Porém, em um mundo onde a interação com sistemas de inteligência artificial está se tornando comum, o mais provável é que a engenharia de prompt seja exigida como uma habilidade necessária para uma ampla variedade de profissionais.
Ou seja, ao invés de alguns engenheiros de prompt em uma empresa é desejável que todos os profissionais envolvidos em tarefas de análise e produção de conteúdo dominem a criação de comandos para as inteligências artificiais.
Meu primeiro conteúdo sobre criação de prompts apresentava 6 tópicos relevantes para criar prompts de sucesso, na última edição do meu eu apresento 16 tópicos para melhorar seus prompts, por isso decidi renomear esse conteúdo como Engenharia de Prompt 2.0.
Os 16 tópicos relevantes da Engenharia de prompt 2.0 são:
Persona
Tarefa detalhada (passo-a-passo)
Contexto, restrições e objetivos
Modificadores
Formato da resposta
Espaço para criatividade
Fontes de informação
Continuar a resposta
Melhorando a resposta
Seja específico pensando no tamanho da resposta
Plágio de conteúdo gerado
Idioma do prompt
Plugins do ChatGPT
Interpretador de Códigos em Python (Advanced data analysis)
Custom instructions
Privacidade no uso do ChatGPT
Em função da limitação do formato e-mail essa edição apresenta os 10 principais aspectos da Engenharia de Prompt 2.0, os demais você pode encontrar no e-book.
Quer ir direto nas novidades? Olhe os tópicos 4 (Modificadores), 6 (Espaço para Criatividade), 7 (Fontes de informação) e 10 (Seja específico pensando no tamanho da resposta).
1. Persona
Você pode pedir para o ChatGPT emular uma persona, ou seja, escrever dentro de um estilo específico. Você pode pedir para ele imitar um escritor/autor famoso, ou imitar alguém trabalhando em uma profissão específica.
Veja alguns exemplos de trechos (em negrito) que você pode usar para incorporar uma persona em seus prompts:
“Eu quero que você escreva como um especialista em mídias sociais criando um conteúdo comercial para vender um curso de Técnicas de Produtividade e Alta Performance”.
“Eu quero que você escreva como um professor de pós-graduação promovendo seus próprios cursos”
“Eu quero que você escreva como um influenciador de produtividade recomendando um curso bem conceituado”
Qualquer uma das opções acima já fariam leves alterações na escolha de vocabulário do ChatGPT.
A persona altera vocabulário (dependendo do profissional escolhido), profundidade e detalhes (quando você pede para escrever como um especialista) e estilo de escrita (quando você pede para imitar alguém conhecido).
2. Tarefa detalhada (passo-a-passo)
Depois que especificar a persona você detalhará a tarefa o máximo possível, abaixo tem um exemplo com roteiro de viagem onde você personalizaria o conteúdo entre parênteses com as suas necessidades:
“Eu quero que você monte um roteiro de viagem de (X) dias saindo de (cidade) em (data) e voltando em (data), passando pelas cidades (A, B, C) e me deslocando de (carro e trem)”.
3. Contexto, restrições e objetivos
Continuando o exemplo acima. Você explicaria para o ChatGPT os motivos da viagem: “Essa é uma viagem de (férias) de (1) pessoa (estilo do viajante) que está conhecendo essas cidades pela (primeira) vez”.
Você ainda pode acrescentar restrições: “Não quero que o roteiro inclua (casas noturnas, festas ou passeios de barco)”.
E objetivo: “O principal objetivo da viagem é (descansar, refletir e me conectar com a natureza)”.
4. Modificadores
Ao longo do prompt você pode inserir algumas palavras (geralmente adjetivos, numerais e advérbios) que afetam significativamente o tipo e a qualidade do resultado do ChatGPT, seguem alguns exemplos que você pode utilizar
Extensiva: Indica que a resposta deve ser abrangente, detalhada e incluir uma ampla gama de informações.
Incomum: Indica que a resposta deve abordar aspectos que são raros, pouco frequentes ou fora do comum.
Máximo: Solicita uma resposta que maximize um determinado aspecto, como eficiência, benefícios ou impacto.
Mínimo: Indica que a resposta deve ser reduzida ao mínimo possível, com foco na essência ou nas consequências mínimas.
Crítico: Solicita uma resposta que seja negativa, cética ou que aponte falhas e problemas.
Favorável: Indica que a resposta deve ser positiva, favorável ou que destaque os benefícios de algo.
Ideal: Indica que a resposta deve descrever uma situação perfeita, idealizada ou que atenda a todos os critérios desejáveis.
Realista: Solicita uma resposta que seja prática, baseada em acontecimentos reais ou que leve em consideração limitações e restrições para ser executada.
Futurista: Indica que a resposta deve ser especulativa sobre o futuro, considerando avanços tecnológicos, tendências ou inovações.
Conservador: Solicita uma resposta que seja cautelosa, tradicional ou que preserve valores e práticas estabelecidas.
Prático: Indica que a resposta deve ser direcionada para a aplicação prática, funcionalidade ou utilidade do tema em questão.
Completo: Indica que a resposta deve ser abrangente e incluir todos os aspectos ou informações relevantes sobre o tema.
Particular: Solicita uma resposta que seja específica para uma situação, contexto ou grupo particular.
Imparcial: Indica que a resposta deve ser neutra, imparcial ou que considere diferentes perspectivas sem se inclinar para nenhum lado.
Local: Solicita uma resposta que foque em aspectos específicos de um lugar ou região.
Provável: Solicita uma resposta que seja baseada em probabilidades altas, chances ou ocorrências mais prováveis.
Improvável: Indica que a resposta deve considerar possibilidades remotas, eventos pouco prováveis ou ocorrências improváveis.
Eficiente: Solicita uma resposta que seja otimizada, produtiva ou que atinja resultados desejados com o mínimo de recursos.
Tradicional: Indica que a resposta deve considerar práticas, costumes ou abordagens estabelecidas e de longa data.
Inovador: Solicita uma resposta que seja criativa, original ou que envolva ideias novas e disruptivas.
Sustentável: Indica que a resposta deve levar em consideração aspectos de sustentabilidade, impacto ambiental ou equilíbrio a longo prazo.
Específico: Solicita uma resposta que seja precisa, detalhada e focada em aspectos específicos do tema em questão.
Outros exemplos menos populares podem ser encontrados no e-book completo.
5. Formato da resposta
Você pode especificar para o ChatGPT qual o formato desejado do resultado.
Exemplo:
Escreva como um guia turístico e organize meu roteiro de viagem de 1 semana pelo Nordeste brasileiro, listando as cidades e separando as atividades por dia dentro de cada cidade. Gostaria de explorar os principais pontos turísticos de Salvador, Recife e Fortaleza.
O formato no prompt também pode ser indicado de outras maneiras, veja esses exemplos:
formato de artigo
formato de arquivo de legendas para um vídeo
dividido em 10 slides para fazer um carrossel no Instagram
em capítulos para organizar em um e-book
formato de newsletter
Você também pode pedir o resultado no formato de uma tabela, podendo inclusive mencionar que dados você quer em cada linha e cada coluna.
Exemplo:
Crie uma tabela com as principais empresas do mercado financeiro. Coloque uma empresa por linha e crie colunas com o nome da empresa, site, descrição dos serviços oferecidos.
6. Espaço para criatividade
Quando estiver solicitando uma tarefa ao chatGPT ao final dos detalhes, inclua uma expressão que dê oportunidade para o ChatGPT tentar te surpreender com algo inesperado. Essa é uma chance do ChatGPT ir além do que você imaginava inicialmente para aquela tarefa.
Alguns exemplos de expressões que você pode utilizar:
"e outras informações relevantes para melhorar minhas vendas."
"e outros tópicos importantes para deixar minha aula mais completa."
"e outros argumentos fortes para tornar meu conteúdo mais convincente."
"e outras despesas necessárias para executar esse processo."
"e outros componentes significativos para um planejamento de sucesso."
7. Fontes de informação
O ChatGPT possui uma base de conhecimento que vai até setembro/2021 e mesmo assim você não sabe se, ao criar sua resposta, ele vai usar conteúdo vindo de uma fonte confiável. Ou seja, o conteúdo pode estar tanto desatualizado quanto não ser verídico.
Para contornar esse problema, ao enviar seu prompt, você pode enviar os dados que você quer que sejam utilizados. Por exemplo, através de plugins, você pode enviar links ou arquivos PDFs para ele usar como fonte de informação ao criar conteúdo.
Você também pode enviar seus próprios textos, ou apenas uma lista de fatos que você deseja que sejam incluídos ou considerados ao criar a resposta.
Sempre que estou trabalhando em um conteúdo técnico eu faço primeiro uma pesquisa de fontes confiáveis de informação e depois utilizo essas fontes na criação do conteúdo, eu não deixo que o ChatGPT busque esses dados sozinhos.
Isso melhora a qualidade do meu trabalho e me ajuda a produzir conteúdo sempre atualizado.
Outro cuidado: ao enviar um conteúdo com fatos e dados para mudar o estilo de escrita, às vezes o ChatGPT inventa algumas informações enquanto reescreve. Para tornar mais fácil o trabalho de revisão você pode acrescentar uma observação do tipo: "não inclua nenhum fato ou dado que não esteja mencionado no texto abaixo"
8. Continuar a resposta
Se o ChatGPT parar de escrever antes de completar a resposta, basta digitar “continue” (ou clicar no botão "Continue Generating") que ele continua escrevendo de onde parou.
Quando sua solicitação requer uma resposta longa, o ChatGPT vai pausar antes do fim. Pode ser por falhas de comunicação entre seu browser e a Open AI, ou um dispositivo de segurança para evitar travamentos com pedidos muito longos e complexos.
Em algumas situações, ao invés de continuar a resposta de onde parou, ele começa a escrever novamente do início. Nesses casos é melhor quebrar sua solicitação em prompts que produzam conteúdos menores.
9. Melhorando a resposta
Após receber o primeiro resultado você pode ir refinando dando novos comandos, seguem alguns exemplos:
Reescreva como se você fosse um (corretor de viagens especializado em viagens na natureza).
Remova o (segundo) parágrafo e adicione conteúdo falando sobre (inovação corporativa).
Me dê sugestões para tornar esse conteúdo mais atraente para (pessoas jovens na busca de adquirir seu primeiro imóvel na cidade de São Paulo).
Reescreva no formato de (tópicos) organizando por (diferentes tipos de clientes).
Mantenha cada parágrafo com no máximo (300) caracteres.
As sugestões podem ser melhorias ou mudanças em qualquer aspecto do comando inicial:
Você pode mudar a persona que você quer que o ChatGPT use no estilo de escrita.
Você pode dar um novo contexto.
Você pode adicionar novas restrições.
Você pode mudar o objetivo.
Você pode mudar o formato de saída.
Você pode inclusive dar comando para uma nova tarefa usando como base o conteúdo gerado anteriormente.
10. Seja específico pensando no tamanho da resposta
Se você perceber que as respostas do ChatGPT estão muito breves ou resumidas, é importante entender as limitações do modelo. No GPT-3.5, a capacidade máxima de uma resposta é de cerca de 3.200 palavras (ou 4.000 tokens), enquanto no GPT-4, esse limite é de aproximadamente 6.400 palavras (ou 8.000 tokens).
Para contornar essa limitação e obter respostas mais detalhadas, você pode adotar uma abordagem em etapas:
Divida a tarefa em partes: Em vez de fazer um prompt muito abrangente, divida-o em componentes menores. Por exemplo, se você quer saber sobre a história da inteligência artificial, comece perguntando sobre suas origens e depois siga para os desenvolvimentos mais recentes.
Solicite detalhes progressivamente: Solicite uma resposta inicial em tópicos, e pedir vá pedindo mais informações relevantes sobre cada tópico. Isso permite que você explore um conteúdo em profundidade, sem exceder o limite de tokens do modelo.
Seja preciso na solicitação: Quanto mais específica for a sua pergunta, maior a probabilidade de receber uma resposta bem fundamentada. Por exemplo, em vez de perguntar "Como funciona a inteligência artificial?", você poderia perguntar "Quais são os algoritmos mais comuns usados em aprendizado de máquina?"
Seguindo essas diretrizes, você aumenta as chances de obter respostas mais completas e informativas, aproveitando ao máximo as capacidades do ChatGPT.
Que outros conteúdos você gostaria de receber aqui nessa newsletter? Fique à vontade para sugerir dentro dos temas que já tenho no meu portfolio de cursos e palestras.
Um grande abraço e até mais!
Edney “InterNey” Souza
Professor, palestrante e conselheiro especializado em tecnologia e inovação