Interface Cérebro-Máquina, Inteligência Artificial nas buscas e Deepfakes no cinema

Sabia que as interfaces c√©rebro-m√°quina j√° existem? As pesquisas datam de 1973 mas o investimento do Elon Musk atrav√©s da Neuralink tem gerado diversos avan√ßos recentes em toda a ind√ļstria. Quem tem muito dinheiro costuma seguir os passos do bilion√°rio exc√™ntrico, seja no investimento em carros el√©tricos, espa√ßonaves ou criptomoedas.

Recentemente a Neuralink fez um macaco jogar videogame somente com as ondas cerebrais:

E pesquisadores j√° conseguiram que uma pessoa digitasse 90 palavras por segundo apenas com a mente.

Se voc√™ mixar isso com a ideia de que j√° podemos sentir um ponto fora do nosso corpo estimulados por realidade virtual, isso abre um mundo onde podemos controlar mais do que equipamentos ou um bra√ßo ou perna amputado, d√° pra controlar membros extras e talvez at√© outro corpo‚Ķ ūü§Ē

Até porque já existem maneiras de se substituir membros perdidos com as tecnologias existentes, como nesse caso de uma prótese feita para um baterista que é a mais avançada que eu já vi:

Nessa prótese acima, entre outras coisas foi usada a plataforma de Inteligência Artificial do Google, o Tensor Flow.

Falando em IA o Google lançou uma série de novidades recentemente na sua conferência anual de programadores, o Google I/O. Em breve as buscas no Google e os atendimentos via chatbots deverão se parecer muito mais com uma conversa real graças ao MUM (Multitask Unified Model) e ao LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) e novos modelos de aprendizado de máquina devem se tornar mais fáceis de se desenvolver usando a Vertex AI.

E sobre tornar conversas reais a Flawless, fundada pelo diretor de cinema Scott Mann, promete usar deepfakes para aperfeiçoar a sincronização dos lábios nas dublagens:

A inspira√ß√£o de Scott veio depois de assistir uma dublagem ruim do filme Heist (O Sequestro do √Ēnibus 657 no Brasil). Scott tinha sido obsessivo com a atua√ß√£o de Robert De Niro e n√£o gostou da forma como o filme ficou na dublagem em alem√£o.

E mudando o assunto para marketing, temos ouvido falar muito do fim dos cookies como se fosse o apocalipse da propaganda digital, mas na verdade j√° existem solu√ß√Ķes alternativas para rastrear os usu√°rios.

Para discutir esse e outros pontos o Google fará um evento gratuito dia 27/5 às 12h: Google Marketing Livestream 2021

E falando em eventos no dia 26/5 às 17h vai rolar um evento discutindo o futuro das viagens corporativas. Como será que vai ficar esse cenário daqui a alguns meses?

Por hoje é só, se curtiu a newsletter manda um comentário e divulgue para os amigos!

Um abraço com distanciamento social! ;)